ESTEQUIOMETRIA - EXERCÍCIOS DE VESTIBULARES
Profª
Gabriella Albuquerque
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MODELOS ATÔMICOS - EXERCÍCIOS DE VESTIBULARES
1)(Cefet-PR) Em uma das etapas de tratamento
da água, ocorre a retenção de partículas sólidas em uma massa gelatinosa
constituída de hidróxido de alumínio. Essa substância é preparada pela adição
de Ca(OH)2 e Al2(SO4)3 à água
contida em tanques de tratamento. O número de mols de Al2(SO4)3
que devem reagir com suficiente Ca(OH)2 para formar 10 mol de
hidróxido de alumínio é igual a:
a)1 b)
2 c) 3
d) 4 e)5
2 )Dada a reação não-balanceada:
Zn + HCl -->
ZnCl2 + H2
Qual o
número de mols de átomos de zinco que reagem completamente com 20 mols de ácido
clorídrico (HCl) ?
03) A
combustão completa do metano (CH4) produz dióxido de carbono (CO2) e água. A
alternativa que representa o número de mols de CO2 produzido na combustão de
0,3 mol de CH4 é:
CH4 + 2 O2 --> CO2
+ 2 H2O
a) 1,2
mols.
b) 0,6
mol.
c) 0,9
mol.
d) 0,3
mol.
e) 1,5 mol.
04) (U. Católica de
Salvador) Na reação de óxido de alumínio com ácido sulfúrico forma-se sulfato
de alumínio, Al2(SO4)3. Para se obterem 3 mols desse sulfato, quantos mols do
ácido são necessários?
05) (Covest-2005)
Ácido fosfórico impuro, para uso em preparação de fertilizantes, é produzido
pela reação de ácido sulfúrico sobre rocha de fosfato, cujo componente
principal é Ca3(PO4)2. A reação é:
Ca3(PO4)2 (s) + 3
H2SO4 (aq) à 3 CaSO4 (s) + 2
H3PO4 (aq)
Quantos mols de H3PO4
podem ser produzidos pela reação de 200 kg de H2SO4?
Dados: massas molares
(em g/mol): H = 1; O = 16; S = 32; P = 31; Ca = 40.
a) 2107 mol.
b) 1361 mol.
c) 95,4 mol.
d) 954,3 mol.
e) 620 mol.
06) Na síntese de 110g de gás carbônico, as
quantidades mínimas necessárias de reagentes são:
Dados: C = 12 g/mol;
O =16 g/mol.
a) 30g de carbono e
40g de oxigênio.
b) 60g de carbono e
80g de oxigênio.
c) 55g de carbono e
55g de oxigênio.
d) 60g de carbono e
50g de oxigênio.
e) 30g de carbono e
80g de oxigênio.
07) Na síntese de
110g de gás carbônico, as quantidades mínimas necessárias de reagentes são:
Dados: C = 12 g/mol;
O =16 g/mol.
a) 30g de carbono e
40g de oxigênio.
b) 60g de carbono e
80g de oxigênio.
c) 55g de carbono e
55g de oxigênio.
d) 60g de carbono e
50g de oxigênio.
e) 30g de carbono e
80g de oxigênio.
08) (PUC-SP) O
enxofre queima com uma chama azul característica, produzindo o gás dióxido de
enxofre, de acordo com a reação S(s) + O2(g) à SO2(g). Se
queimarmos 64g de enxofre, o volume do dióxido de enxofre produzido, nas CNTP,
é igual a:
Dados: S = 32g/mol;
Volume molar do gás nas CNTP = 22,4 L.
a) 11,2 L.
b) 22,4 L.
c) 33,6 L.
d) 44,8 L.
e) 89,6 L.
09) (SSA UPE -2009) Uma liga metálica de forma esférica,
constituída de um metal “M”, de massa molar 40g/mol e densidade 5,0g/cm3, reage
totalmente com uma solução aquosa de ácido clorídrico, liberando, nas CNTP,
68,1L de um gás inflamável, conforme a equação: M(S) + 2 HCl (aq) àMCl2 (aq) + H2 (g). Sabendo-se
que o raio da esfera é igual a 2,0 cm e que as impurezas não reagem com a
solução
ácida, é
CORRETO afirmar que
Dados: pi = 3, Vm =
22,7L/mol, ma( H ) = 1u
a) a liga metálica é
constituída de 25% em massa do metal “M”.
b) a massa do metal
“M” que constitui a liga metálica é igual a 140g.
c) na reação da liga
metálica com a solução ácida, formam-se 4,515 x 1025 moléculas de hidrogênio.
d) na liga metálica,
existem, apenas, 50g do metal “M”.
e) na liga metálica,
antes da reação, existiam 3 mols de átomos do metal “M”.
10) (UPE-2010-Q1) Uma peça metálica, constituída de zinco e
ouro, de massa 13,08g, foi convenientemente tratada com uma solução aquosa de
ácido clorídrico. Após o término da reação, o gás recolhido ocupou o volume de
0,82 L a 1,5 atm e 27ºC. A percentagem de ouro na liga metálica é igual a:
Dados:
ma(H) = 1u, ma(Zn) = 65,4u, ma(C)= 35,5u, ma(Au)= 197u, R = 0,082 L . atm/mol .
K
a) 10%.
b) 35%.
c) 75%.
d) 25%.
e) 85%.
11) Certa
massa de ferro é oxidada a óxido férrico; a seguir, este último reage com ácido
sulfúrico produzindo 80g de sulfato férrico. Qual a massa inicial do ferro?
Dados: Fe
= 56 u; S = 32 u; O = 16 u.
2 Fe + 3 O2 -->Fe2O3
Fe2O3 + 3 H2SO -->
Fe2(SO4)3 + 3 H2O
a) 224g.
b) 22,4g.
c) 112g.
d) 11,2g.
e) 44,8g.
12)
(UFPE) Nas usinas siderúrgicas, a obtenção de ferro metálico a partir da
hematita envolve a seguinte reação não balanceada:
Fe2O3(s) + CO(g) --> Fe(s) + CO2(g)
Percebe-se
desta reação que o CO2 é liberado para a atmosfera, podendo ter um
impacto ambiental grave relacionado com o efeito estufa. Qual o número de
moléculas de CO2 liberadas na atmosfera, quando um mol de óxido
férrico é consumido na reação?
a)6.1023
b)24.1023
c)12.1023
d)36.1023
e)18.1023
13) (UPE) O quociente entre as massas de
ferro e enxofre que reagem exatamente entre si é igual a 1,75. Misturam-se 112g
de ferro + 112g de enxofre em um recipiente e, em seguida, se aquece o sistema,
até que a reação entre ferro e enxofre ocorra completamente. Em relação à essa
reação é correto afirmar que:
Dados: ma(Fe)=56u, ma(S)=32u, ma(O)= 16u
a)
A
massa do sulfeto ferroso formada é igual a 220,0g e há um excesso de 4,0g de
enxofre.
b)
Após
o término da reação, há uma sobra de 64g de enxofre e 2,0g de ferro.
c)
A
quantidade de enxofre que sobra é suficiente para formar 96g de SO2,
quando convenientemente reagir com excesso de oxigênio.
d)
A
massa de enxofre em excesso corresponde à aproximadamente a 30% da massa total
de enxofre, posta em contato com o ferro.
e)
Não
há sobra de massa de enxofre ou de ferro, pois as quantidades postas no sistema
reagem exatamente entre si.
14) (ENEM – 2009.A) Os exageros do final de semana podem levar o individuo a
um quadro de azia. A azia pode ser descrita como uma sensação de queimação no
esôfago, provocada pelo desbalanceamento do pH estomacal (excesso de ácido
clorídrico). Um dos antiácidos comumente empregados no combate à azia é leite
de magnésia. O leite de magnésia possui 64,8g de hidróxido de magnésio
[Mg(OH)2] por litro da solução. Qual a quantidade de ácido neutralizado ao se
ingerir 9 mL de leite de magnésia?
Dados: Massas molares (em g/mol): Mg = 24,3; Cl = 35,4; O = 16; H = 1.
a) 20 mol.
b) 0,58 mol.
c) 0,2 mol.
d) 0,02 mol.
e) 0,01 mol.
15) (UPE – QII) Um laboratorista colocou 10,9mL de ácido sulfúrico, de
densidade 1,8g/mL, em um béquer, contendo água destilada. Em seguida, usando
técnicas apropriadas, transferiu para um balão volumétrico de 100mL de
capacidade a solução ácida do béquer, aferindo o balão com água destilada. Uma
alíquota de 10,0mL da solução reage com uma solução de nitrato de bário Ba(NO3)2,
produzindo um precipitado, que depois de lavado e seco pesou 3,961g. A
percentagem de impurezas do ácido sulfúrico é aproximadamente:
a)20% b) 15% c) 85%
d) 90% e) 80%
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MODELOS ATÔMICOS - EXERCÍCIOS DE VESTIBULARES
01) (UFRGS) Uma moda atual
entre as crianças é colecionar figurinhas que brilham no escuro. Essas figuras
apresentam em sua constituição a substância sulfeto de zinco. O fenômeno ocorre
porque alguns elétrons que compõem os átomos dessa substância absorvem energia
luminosa e saltam para níveis de energia mais externos. No escuro, esses
elétrons retornam aos seus níveis originais, liberando energia luminosa e
fazendo a figurinha brilhar. Essa característica pode ser explicada
considerando-se o modelo atômico proposto por:
a) Dalton.
b) Thomson.
c) Lavoisier.
d)
Rutherford.
e) Bohr.
2) (UECE)
Dalton, na sua teoria atômica, propôs, entre outras hipóteses, que: "Os
átomos de um determinado elemento são idênticos em massa".
À luz dos conhecimentos atuais podemos afirmar que:
a) a hipótese é verdadeira, pois foi confirmada pela descoberta dos isótopos
b) a hipótese é verdadeira, pois foi confirmada pela descoberta dos isótonos
c) a hipótese é falsa, pois com a descoberta dos isótopos, verificou-se que átomos do mesmo elemento químico podem ter massas diferentes
d) A hipótese é falsa, pois com a descoberta dos isóbaros, verificou-se que átomos do mesmo elemento químico podem ter massas diferentes
3) (ETFSP) "O espaço entre as moléculas atômicas está ocupado por partículas de carga negativa". Esta é uma afirmação feita por:
a) Dalton;
b) Thomson;
c) Rutherford;
d) Richter;
e) Proust.
À luz dos conhecimentos atuais podemos afirmar que:
a) a hipótese é verdadeira, pois foi confirmada pela descoberta dos isótopos
b) a hipótese é verdadeira, pois foi confirmada pela descoberta dos isótonos
c) a hipótese é falsa, pois com a descoberta dos isótopos, verificou-se que átomos do mesmo elemento químico podem ter massas diferentes
d) A hipótese é falsa, pois com a descoberta dos isóbaros, verificou-se que átomos do mesmo elemento químico podem ter massas diferentes
3) (ETFSP) "O espaço entre as moléculas atômicas está ocupado por partículas de carga negativa". Esta é uma afirmação feita por:
a) Dalton;
b) Thomson;
c) Rutherford;
d) Richter;
e) Proust.
4)(Fuvest 98)
Há exatos 100 anos, J.J. Thomson determinou, pela primeira vez, a relação entre
a massa e a carga do elétron, o que pode ser considerado como a descoberta do
elétron. É reconhecida como uma contribuição de Thomson ao modelo atômico,
a) o átomo ser indivisível.
b) a existência de partículas sub-atômicas
c) os elétrons ocuparem níveis discretos de energia.
d) os elétrons girarem em órbitas circulares ao redor do núcleo.
e) o átomo possuir um núcleo com carga positiva e uma eletrosfera.
a) o átomo ser indivisível.
b) a existência de partículas sub-atômicas
c) os elétrons ocuparem níveis discretos de energia.
d) os elétrons girarem em órbitas circulares ao redor do núcleo.
e) o átomo possuir um núcleo com carga positiva e uma eletrosfera.
5) (UFSC - 2003) Uma das principais partículas
atômicas é o elétron. Sua descoberta foi efetuada por J. J. Thomson em uma sala
do Laboratório Cavendish, na Inglaterra, ao provocar descargas de elevada
voltagem em gases bastante rarefeitos, contidos no interior de um tubo de
vidro:
No tubo de
vidro "A", observa-se que o fluxo de elétrons (raios catódicos)
colide com um anteparo e projeta sua sombra na parede oposta do tubo.
No tubo de vidro "B", observa-se que o fluxo de elétrons (raios catódicos) movimenta um cata-vento de mica.
No tubo de vidro "C", observa-se que o fluxo de elétrons (raios catódicos) sofre uma deflexão para o lado onde foi colocada uma placa carregada positivamente.
Observando os fenômenos que ocorrem nos tubos, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposições adiante.
( ) gases são bons condutores da corrente elétrica.
( ) os elétrons possuem massa - são corpusculares.
( ) os elétrons possuem carga elétrica negativa.
( ) os elétrons partem do cátodo.
( ) os elétrons se propagam em linha reta.
( ) o cata-vento entrou em rotação devido ao impacto dos elétrons na sua superfície.
No tubo de vidro "B", observa-se que o fluxo de elétrons (raios catódicos) movimenta um cata-vento de mica.
No tubo de vidro "C", observa-se que o fluxo de elétrons (raios catódicos) sofre uma deflexão para o lado onde foi colocada uma placa carregada positivamente.
Observando os fenômenos que ocorrem nos tubos, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposições adiante.
( ) gases são bons condutores da corrente elétrica.
( ) os elétrons possuem massa - são corpusculares.
( ) os elétrons possuem carga elétrica negativa.
( ) os elétrons partem do cátodo.
( ) os elétrons se propagam em linha reta.
( ) o cata-vento entrou em rotação devido ao impacto dos elétrons na sua superfície.
6)(Ita-99) Em
1803, John Dalton propôs um modelo de teoria atômica. Considere que sobre a
base conceitual desse modelo sejam feitas as seguintes afirmações:
I - O átomo apresenta a configuração de uma esfera rígida.
II - Os átomos caracterizam os elementos químicos e somente os átomos de um mesmo elemento são idênticos em todos os aspectos.
III - As transformações químicas consistem de combinação, separação e/ou rearranjo de átomos.
IV - Compostos químicos são formados de átomos de dois ou mais elementos unidos em uma razão fixa.
Qual das opções a seguir se refere a todas afirmações CORRETAS?
a) I e IV.
b) II e III.
c) II e IV
d) II, III e IV.
e) I, II, III e IV.
I - O átomo apresenta a configuração de uma esfera rígida.
II - Os átomos caracterizam os elementos químicos e somente os átomos de um mesmo elemento são idênticos em todos os aspectos.
III - As transformações químicas consistem de combinação, separação e/ou rearranjo de átomos.
IV - Compostos químicos são formados de átomos de dois ou mais elementos unidos em uma razão fixa.
Qual das opções a seguir se refere a todas afirmações CORRETAS?
a) I e IV.
b) II e III.
c) II e IV
d) II, III e IV.
e) I, II, III e IV.
7) (UFMG) Com
relação ao modelo atômico de Bohr, a afirmativa FALSA é:
a) cada órbita eletrônica corresponde a um estado estacionário de energia.
b) o elétron emite energia ao passar de uma órbita mais interna para uma mais externa.
c) o elétron gira em órbitas circulares em torno do núcleo.
d) o elétron, no átomo, apresenta apenas determinados valores de energia.
e) o número quântico principal está associado à energia do elétron.
8) (UFMG – 2003) Os diversos modelos para o átomo diferem quanto às suas potencialidades para explicar fenômenos e resultados experimentais.
Em todas as alternativas, o modelo atômico está corretamente associado a um resultado experimental que ele pode explicar, EXCETO em
a) O modelo de Rutherford explica por que algumas partículas alfa não conseguem atravessar uma lâmina metálica fina e sofrem fortes desvios.
b) O modelo de Thomson explica por que a dissolução de cloreto de sódio em água produz uma solução que conduz eletricidade.
c) O modelo de Dalton explica por que um gás, submetido a uma grande diferença de potencial elétrico, se torna condutor de eletricidade.
d) O modelo de Dalton explica por que a proporção em massa dos elementos de um composto é definida.
a) cada órbita eletrônica corresponde a um estado estacionário de energia.
b) o elétron emite energia ao passar de uma órbita mais interna para uma mais externa.
c) o elétron gira em órbitas circulares em torno do núcleo.
d) o elétron, no átomo, apresenta apenas determinados valores de energia.
e) o número quântico principal está associado à energia do elétron.
8) (UFMG – 2003) Os diversos modelos para o átomo diferem quanto às suas potencialidades para explicar fenômenos e resultados experimentais.
Em todas as alternativas, o modelo atômico está corretamente associado a um resultado experimental que ele pode explicar, EXCETO em
a) O modelo de Rutherford explica por que algumas partículas alfa não conseguem atravessar uma lâmina metálica fina e sofrem fortes desvios.
b) O modelo de Thomson explica por que a dissolução de cloreto de sódio em água produz uma solução que conduz eletricidade.
c) O modelo de Dalton explica por que um gás, submetido a uma grande diferença de potencial elétrico, se torna condutor de eletricidade.
d) O modelo de Dalton explica por que a proporção em massa dos elementos de um composto é definida.
9)(UEL –
1998) "O átomo contém um núcleo positivo, muito pequeno e denso, com todos
os prótons, que concentra praticamente toda a massa. Os elétrons devem estar
distribuídos em algum lugar do volume restante do átomo".
Esta afirmação é devida a
a) Rutherford.
b) Millikan.
c) Thomson.
d) Bohr.
e) Faraday.
10) (UFMG) Ao resumir as características de cada um dos sucessivos modelos do átomo de hidrogênio, um estudante elaborou o seguinte resumo:
MODELO ATÔMICO: Dalton
CARACTERÍSTICAS: átomos maciços e indivisíveis.
MODELO ATÔMICO: Thomson
CARACTERÍSTICAS: elétron, de carga negativa, incrustado em uma esfera de carga positiva. A carga positiva está distribuída, homogeneamente, por toda a esfera.
MODELO ATÔMICO: Rutherford
CARACTERÍSTICAS: elétron, de carga negativa, em órbita em torno de um núcleo central, de carga positiva. Não há restrição quanto aos valores dos raios das órbitas e das energias do elétron.
MODELO ATÔMICO: Bohr
CARACTERÍSTICAS: elétron, de carga negativa, em órbita em torno de um núcleo central, de carga positiva. Apenas certos valores dos raios das órbitas e das energias do elétron são possíveis.
O número de ERROS cometidos pelo estudante é:
a) 0
b) 1
c) 2
d) 3
Esta afirmação é devida a
a) Rutherford.
b) Millikan.
c) Thomson.
d) Bohr.
e) Faraday.
10) (UFMG) Ao resumir as características de cada um dos sucessivos modelos do átomo de hidrogênio, um estudante elaborou o seguinte resumo:
MODELO ATÔMICO: Dalton
CARACTERÍSTICAS: átomos maciços e indivisíveis.
MODELO ATÔMICO: Thomson
CARACTERÍSTICAS: elétron, de carga negativa, incrustado em uma esfera de carga positiva. A carga positiva está distribuída, homogeneamente, por toda a esfera.
MODELO ATÔMICO: Rutherford
CARACTERÍSTICAS: elétron, de carga negativa, em órbita em torno de um núcleo central, de carga positiva. Não há restrição quanto aos valores dos raios das órbitas e das energias do elétron.
MODELO ATÔMICO: Bohr
CARACTERÍSTICAS: elétron, de carga negativa, em órbita em torno de um núcleo central, de carga positiva. Apenas certos valores dos raios das órbitas e das energias do elétron são possíveis.
O número de ERROS cometidos pelo estudante é:
a) 0
b) 1
c) 2
d) 3
11)(UFRS 98)
Associe as contribuições relacionadas na coluna I com o nome dos pesquisadores
listados na coluna II.
Coluna I - Contribuições
1 - Energia da luz é proporcional à sua freqüência.
2 - Modelo pudim de ameixa.
3 - Princípio da incerteza.
4 - Elétron apresenta comportamento ondulatório.
5 - Carga positiva e massa concentrada em núcleo pequeno.
6 - Órbita eletrônica quantizada.
7 - Em uma reação química, átomos de um elemento não desaparecem nem podem ser transformados em átomos de outro elemento.
Coluna II - Pesquisadores
( ) Dalton
( ) Thomson
( ) Rutherford
( ) Bohr
Coluna I - Contribuições
1 - Energia da luz é proporcional à sua freqüência.
2 - Modelo pudim de ameixa.
3 - Princípio da incerteza.
4 - Elétron apresenta comportamento ondulatório.
5 - Carga positiva e massa concentrada em núcleo pequeno.
6 - Órbita eletrônica quantizada.
7 - Em uma reação química, átomos de um elemento não desaparecem nem podem ser transformados em átomos de outro elemento.
Coluna II - Pesquisadores
( ) Dalton
( ) Thomson
( ) Rutherford
( ) Bohr
12)(UFMG – 1995) Em 1909, Geiger
e Marsden realizaram, no laboratório do professor Ernest Rutherford, uma série
de experiências que envolveram a interação de partículas alfa com a matéria.
Esse trabalho, às vezes é referido como "Experiência de Rutherford".
O desenho a seguir esquematiza as experiências realizadas por Geiger e Marsden.
Uma amostra de polônio radioativo emite partículas alfa que incidem sobre uma lâmina muito fina de ouro. Um anteparo de sulfeto de zinco indica a trajetória das partículas alfa após terem atingido a lâmina de ouro, uma vez que, quando elas incidem na superfície de ZnS, ocorre uma cintilação.
Uma amostra de polônio radioativo emite partículas alfa que incidem sobre uma lâmina muito fina de ouro. Um anteparo de sulfeto de zinco indica a trajetória das partículas alfa após terem atingido a lâmina de ouro, uma vez que, quando elas incidem na superfície de ZnS, ocorre uma cintilação.
·
EXPLIQUE
o que são partículas alfa.
·
DESCREVA
os resultados que deveriam ser observados nessa experiência se houvesse uma
distribuição homogênea das cargas positivas e negativas no átomo..
·
DESCREVA
a interpretação dada por Rutherford para os resultados dessa experiência.
13)(UECE – 1999) Cada elemento químico
apresenta um espectro característico, e não há dois espectros iguais. O
espectro é o retrato interno do átomo e assim é usado para identificá-lo, conforme
ilustração dos espectros dos átomos dos elementos hidrogênio, hélio e mercúrio.
Bohr utilizou o espectro de linhas para representar seu modelo atômico, assentado em postulados, cujo verdadeiro é:
Bohr utilizou o espectro de linhas para representar seu modelo atômico, assentado em postulados, cujo verdadeiro é:
a) ao mudar de órbita ou nível, o elétron emite ou absorve energia superior a diferença de energia entre as órbitas ou níveis onde ocorreu esta mudança
b) todo átomo possui um certo número de órbitas, com energia constante, chamadas estados estacionários, nos quais o elétron pode movimentar-se sem perder nem ganhar energia
c) os elétrons descrevem, ao redor do núcleo, órbitas elípticas com energia variada
d) o átomo é uma esfera positiva que, para tornar-se neutra, apresenta elétrons (partículas negativas) incrustados em sua superfície.
14) (UFSC) Na famosa experiência de Rutherford, no início do século
XX, com a lâmina de ouro, assinale a(s) alternativa(s) que contém o(s) fato(s)
que (isoladamente ou em conjunto) indicava(m) que o átomo possuía um núcleo
pequeno e positivo.
01. As
partículas alfa teriam cargas negativas.
02. Ao
atravessar a lâmina, uma maioria de partículas alfa sofreria desvio de sua
trajetória.
04. Um
grande número de partículas alfa não atravessaria a lâmina.
08. Um
pequeno número de partículas alfa atravessando a lâmina sofreria desvio de sua
trajetória.
16.
A maioria das partículas alfa atravessaria os átomos da lâmina sem sofrer
desvio de sua trajetória.
15) UFU-MG
As
afirmativas a seguir descrevem estudos sobre modelos atômicos, realizados por
Niels Bohr, John Dalton e Ernest Rutherford.
I.
Partículas alfa foram desviadas de seu trajeto, devido à repulsão que o núcleo
denso e a carga positiva do metal exerceram.
II.
Átomos (esferas indivisíveis e permanentes) de um elemento são idênticos em
todas as suas propriedades. Átomos de elementos diferentes têm propriedades
diferentes.
III. Os
elétrons movem-se em órbitas, em torno do núcleo, sem perder ou ganhar energia.
Assinale
a alternativa que indica a seqüência correta do relacionamento desses estudos
com seus autores.
a) Rutherford, Dalton, Bohr
b) Rutherford, Bohr, Dalton
c) Dalton, Rutherford, Bohr
d) Dalton, Bohr, Rutherford
16) (UFPI)O
sulfeto de zinco-ZnS tem a propriedade denominada de fosforescência, capaz de
emitir um brilho amarelo-esverdeado depois de exposto à luz. Analise as
afirmativas a seguir, todas relativas ao ZnS, e marque a opção correta.
a) Salto
de núcleos provoca fosforescência.
b) Salto
de nêutrons provoca fosforescência.
c) Salto
de elétrons provoca fosforescência.
d)
Elétrons que absorvem fótons aproximam-se do núcleo.
e) Ao apagar a luz, os elétrons adquirem
maior conteúdo energético.
17) (UnB-DF)
O entendimento da estrutura dos átomos não é importante apenas para
satisfazer à curiosidade dos cientistas: possibilita a produção de novas
tecnologias. Um exemplo disso é a descoberta dos raios catódicos, feita pelo
físico William Crookes, enquanto estudava as propriedades da eletricidade. Tal
descoberta, além de ter contribuído para melhor entendimento a respeito da
constituição da matéria, deu origem aos tubos de imagem dos televisores e dos
monitores dos computadores. Alguns grandes cientistas que contribuíram para o
entendimento da estrutura do átomo foram: Bohr (1885-1962), Dalton (1766-1844),
Rutherford (1871-1937) e Linus Pauling (1901-1994). Com relação à estrutura da
matéria, julgue os itens seguintes (verdadeiro ou falso).
0. Ao
passar entre duas placas eletricamente carregadas, uma positivamente e outra
negativamente, as partículas alfa desviam-se para o lado da placa negativa.
1. O
átomo é a menor partícula que constitui a matéria.
2. Cada
tipo de elemento químico é caracterizado por um determinado número de massa.
3.
O modelo atômico que representa exatamente o comportamento do elétron é o
modelo de Rutherford-Bohr.
18) (PUC-RS)
1. Átomo
como partícula descontínua com eletrosfera dividida em níveis de energia.
2. Átomo
como partícula maciça indivisível e indestrutível.
3. Átomo
como modelo probabilístico sem precisão espacial na localização do elétron.
4. Átomo
como partícula maciça com carga positiva incrustada de elétrons.
5. Átomo
formado por núcleo positivo com elétrons girando ao seu redor na eletrosfera.
A
alternativa que corresponde cronologicamente à evolução do modelo atômico é:
a) 2 – 4
– 1 – 3 – 5 d) 4 – 1 – 5 – 3 – 2
b) 2 – 4
– 5 – 1 – 3 e) 4 – 5 – 2 – 1 – 3
c) 3 – 1 – 5 – 4 – 2
E o gabarito?
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