quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Sódio na água? BOOOM!!!!

http://stripgenerator.com/strip/591715/sodio-na-agua/
Na tirinha acima, temos uma reação bastante conhecida: o sódio na água. Mas ATENÇÃO, o sódio assim como outros elementos da família dos metais alcalinos, são muito reativos e só podem ser manuseados por pessoas autorizadas.
O Sódio é um metal acalino, bastante reativo, por só possuir um elétron na camada de valência. Esse único elétron, faz com que o sódio metálico seja bastante instável e tenha a tendência a doar esse elétron e se estabilizar com 8 elétrons na penúltima camada de valência, seguindo assim a regra do octeto. Por isso, deve ser guardado em recipiente contendo querosene, pois o sódio metálico reage violentamente com água liberando gás hidrogênio que é explosivo. A reação se processa segundo a equação:
Todos os metais alcalinos são reativos. E essa reatividade aumenta de cima para baixo, pois o raio atômico dos elementos aumenta e consequentemente a atração núcleo-elétron se enfraquece cada vez mais, principalmente na camada de valência, então o elétron é liberado com mais facilidade. Resumindo, o aumento do raio atômico favorece a liberação do elétron na camada de valência.




terça-feira, 30 de agosto de 2011

Mentos + Coca - Cola: Será que explode?

O que acontece ao colocarmos uma pastilha de mentos numa garrafa de coca-cola?

Bom, muitos já devem ter visto centenas de vídeos em que após colocar a pastilha de mentos na coca-cola ela sai jorrando com uma grande pressão pela "boca da garrafa". 
E se bebermos coca-cola e ao mesmo tempo ingerirmos uma bala de mentos? 
Acho que devem ter pensado agora: "morremos!", mas na verdade não é isso que acontece.
A coca-cola, assim como todo refrigerante contém em sua composição gás carbônico (CO2) e como todo líquido possui tensão superficial (as moléculas de um líquido  ficam organizadas de modo que criam uma espécie de barreira protetora na superfície, chamada de tensão superficial). Ao adicionarmos a balinha de mentos à coca-cola quebramos a tensão superficial,   e o mentos enquanto deposita-se no fundo da garrafa arrasta as moléculas de (CO2)  e depois são liberadas a uma pressão que depende da de saída do recipiente( P = F/A), que neste caso, a "boca da garrafa" , quanto menor a área de saída maior será a pressão que o (CO2) será expelido .
Sintetizando, o que ocorre na realidade entre a coca-cola e o mento é um processo físico, pois não muda a composição química.
Assistam o vídeo abaixo produzido por nós:


Por: Maria Gabriela e Polianne Andreza

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Por que fizemos este blog?

A química como disciplina escolar é vista para muitos alunos como grande vilã. Este problema no entanto, na maioria das vezes está relacionado com o modo como a disciplina é abordada na escola.
Nossa finalidade ao criar este blog é falar de QUÍMICA, mas da química que interessa a todos. Vamos abordar temas curiosos e explicá-los do ponto de vista químico. Esperamos que gostem!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...