sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Quimioluminescência: A Química ajudando a solucionar crimes.



No seriado americano C.S.I, frequentemente vemos os protagonistas borrifando uma solução incolor em um local onde provavelmente ocorreu um crime. Ao borrifar esta solução, algumas vezes, tem-se imediatamente a liberação de uma luz azul intensa. Por que isso acontece?
A solução utilizada é uma mistura de luminol (C8H7N3O2) e água oxigenada (H2O2). O Luminol é uma substância quimioluminescente que na presença de um agente oxidante, libera uma cor azul intensa. Como agente oxidante é usado o peróxido de hidrogênio (água oxigenada). Ao reagir, o Luminol perde átomos de nitrogênio e hidrogênio e adquire átomos de oxigênio, formando o composto denominado 3-aminoftalato. Durante o processo os elétrons do átomo de oxigênio são excitados para orbitais mais externos e ao retornarem para orbitais menos energéticos, liberam energia em forma de luz, que devido ao comprimento de onda é azul. A liberação de luz devida uma reação química é chamada Quimiluminescência.
Reação de oxidação do Luminol


No entanto, a oxidação o Luminol pelo peróxido de hidrogênio se dá de maneira lenta, a presença de um catalisador, no caso o Ferro presente na hemoglobina acelera a oxidação do luminol e fazendo com que a luz brilhe de forma suficiente para se detectar a presença de sangue. Mesmo após o local ter sido limpo é possível saber se naquele local tinha sangue, pois não existe superfície completamente lisa, e os íons ferro reagirão com o luminol. Não adianta, não existe crime perfeito para a Química!

Por: Maria Gabriella Albuquerque


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...